quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sobre a Proposta de Izabel Urquiza quanto ao Hospital Duarte Coelho.

Caros amigos, sei como é justo uma proposta de um hospital para nossa cidade, no entanto, discordo quando essa proposta está ligada às pretensões eleitoreiras.

Para quem não sabe sobre o SUS, precisa-se entender que seu surgimento veio com a Lei Orgânica e antes só quem tinha direito ao atendimento era a classe trabalhadora que contribuísse com a previdência social (vale ressaltar que o desempregado era excluído), era o antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). 

Nossa população sofre muito com as desigualdades sociais, um hospital não resolve seus problemas reais. Cito uma frase de um prof° de medicina da UFMG: "Tudo na saúde tem que ser primário". Defendendo esse ponto de vista, vejo que a população precisa mais de um PSF do que um hospital. Vamos aos pontos:

1º O Investimento num hospital municipal é alto, às vezes o custo ultrapassa a verba da cidade.
2º O interesse de um hospital sempre vem alinhado com interesses privados de lucro (máquinas de tomografia, radiografia, ultra-som, medicações, terceirizações e outros).
3° O médico hospitalar não fiscaliza seu paciente dentro de sua comunidade.
4° O termo "hospitalização" perde a força para uma medicina humanizada, já que muitas vezes afastam o paciente de sua família.
5° A Educação Popular é essencial para o esclarecimento da população sobre sua saúde, ou seja, a Educação atua promovendo saúde, isso é evidente num PSF.

"Para melhor crítica prefiro pontuar pouco, assim a leitura não fica cansativa."

Meu nome é William Silva Vieira sou estudante de medicina da FCM-UPE e de ciências da computação do CIn-UFPE. Faço parte de uma militância forte e coerente, luto por um Estado Comunista contra a burguesia nacional e as forças norte-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário