quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Outubro, o mês de quê mesmo?

Dia 12,15 e 18 de Outubro comemoramos o dia das crianças, professor e médico respectivamente.

O que esses três tem em comum?

O médico (pediatra) tem a função de garantir uma saúde apropriada ao desenvolvimento da criança, já o professor (pedagogo) tem a função de desenvolvê-la diante de sua natureza.

Toda criança tem direito ao esporte, lazer, educação e saúde. "Principio da Universalidade"
Mas vale lembrar que toda criança está jogada num mundo das desigualdades de oportunidades, isso faz com que só quem tenha direito a uma saúde de qualidade e educação de qualidade sejam poucos.

Antes da formação adulta, passamos pelo estágio infantil, o qual começamos a aprender sobre as coisas, seja colocando-as na boca ou quebrando algum objeto de vidro. Nessa fase é fundamental a participação do pedagogo e do pediatra para determinar o futuro de seu desenvolvimento.

Se analisarmos como a sociedade funciona, perceberemos um ciclo entre estes três de interdependência. O professor ensinando, o médico tratando/cuidando e a criança trazendo algo novo aos dois anteriores, algo não aprendido em suas épocas.

Talvez o papel fundamental do professor seria ensinar que nosso país foi um dos que mais massacrou crianças no pós-Guerra do Paraguai, com um dos nossos "heróis" do exército brasileiro, Duque de Caxias.

Talvez o papel do médico será mostrar que  nosso Estado encontra-se doente no que concerne à saúde e que não são adequadas para o bom atendimento pediátrico diante de interesses privatistas.

Precisamos lutar para a consolidação do Estatuto da criança e do adolescente por acreditar que esses "pequeninos" são o futuro de nossa nação. Para quem defende a juventude como futuro, esquece que a fase anterior é mais importante na definição do ser humano. Por isso, "Vamos a luta pelo bem da nação".

William Silva Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário