quinta-feira, 7 de março de 2013

Hasta La Revolución, Chávez!

No dia 05 de março, morre Hugo Chávez (líder da Revolução Bolivariana).

Diante de sua luta por uma democracia popular, Chávez enfrentou várias tentativas de golpe imposto pela direita daquele país influenciado pelos EUA, isso levou, em seu primeiro mandato a aprovar uma lei que o possa ser reeleito, apesar das contestações dos neoliberais.

Após a notícia de sua morte o povo se juntou diante do Hospital Militar, onde estava internado, e começou a gritar pelo seu nome, afirmando que a Revolução Bolivarista ainda vive.

O povo na Rua, no dia do velório de Chávez

Em oposição a toda essa tristeza que a América Latina vive, nos EUA há muitas comemorações por parte dos capitalistas.

O grande legado de Chávez está não no seu autoritarismo(este era usado para proteger seu povo), mas sim na convicção da "Nuestra América", como dizia José Martí. O que levou a organizar vários movimentos contra a ALCA(ultra exploração dos EUA sobre a América Latina), como a ALBA(Alternativas Bolivarianas para a América Latina). Maduro, o vice-presidente, disse que não ia deixar esse legado "morrer" e deveríamos levar nós mesmos a Revolução.

Diferentemente da "Primavera Árabe", onde o povo derrubou seus ditadores do poder, na América Latina foi diferente, o povo apoiou o governo, que nada tinha a haver com o autoritarismo árabe, inflenciado pelas idéias de unidade latinoamericana trazidas por Chávez.

Sua Revolução foi única, ao ponto de classificá-lo como a Nova Revolução Socialista do séc. XXI.

Presidentes de vários os países da América Latina estiveram na Venezuela para prestar as homenagens ao homem que tanto representou uma pátria justa.

"Por isso meus amigos, o dia 05 de março foi protagonizado como o dia em que o povo perdeu seu maior líder na América latina, mas ganhou um novo público que levará a revolução para todo o mundo. Hugo Chávez não morreu, ele vive na eternidade das nossas histórias, principalmente pelo que ele fez por Pernambuco. Ele nunca foi um ditador e sim uma amigo do povo. Assim como Cristo ressuscitou ao 3° dia, Chávez também ressuscitará, não em carne, mas em espírito revolucionário em nós".

ADEUS, GRANDE AMIGO, HASTA LA REVOLUCIÓN

                                                                                                       (WILLIAM SILVA VIEIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário