quinta-feira, 21 de julho de 2011

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MÉDICA PREVÊ CRIAÇÃO DE 2,5 MIL VAGAS DE MEDICINA

                   O plano nacional de educação médica está sendo concluído pelos ministérios da Educação e da Saúde. Entre os objetivos do plano estão o aumento do número de médicos por habitante no país e a criação de maior rigidez em abertura de vagas em cursos de medicina. Para ambos os ministérios, é necessário criar 2.5000 vagas, principalmente em instituições públicas do país.
                  Hoje, a correlação médico por habitante no país é de 1,8. A intenção é alcançar, gradualmente, 2,5 médicos por pessoa até 2030. Para que a meta seja atingida, os dois ministérios deverão diagnosticar as áreas com maior carência no país e expandir a abertura de vagas de medicina nessas áreas.
                 A cada ano, o Brasil forma 16.500 médicos em 183 instituições de ensino superior. A proposta em análise é elevar esse número para 19.000 por ano. Atualmente, existem 45 processos de abertura de vagas parados no Conselho Nacional de Educação (CNE). O Conselho aguarda a publicação de uma portaria interministerial com novas regras para dar andamento às solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário