sexta-feira, 1 de junho de 2012

Consun aprova Sectec no Conselho e Representação do governo em nossos Hospitais Universitários.


Realizada nessa quinta feira (31/05), a reunião do Conselho Universitário da UPE (Consun) aprovou a cadeira de representação da Secretaria de Ciências e Tecnologia (sectec) ao Consun e a de representantes do governo nos HU´s.

VAMOS ENTENDER O PORQUÊ DISSO...

A UPE ainda vive com o modelo antigo e precário de gestão, um modelo centralizador e desigual para todos aqueles que a constroem. A defesa da Autonomia Universitária seria importante para quebrar essa forma retrógrada de gestão construindo um novo modelo mais democrático. Todavia com esse antigo modelo, a UPE passou por vários problemas, principalmente na realização de concursos públicos (reflexo da mobilização de medicina em garanhuns) e algumas defasagens de nossas estruturas físicas.

Quem não se lembra da mobilização do Cisam, ou será que a sociedade esqueceu? Pois bem, vamos aos fatos.

Garantir uma representação do sectec é importante, do ponto de vista fiscal. Mas o que é a Sectec hoje? Nada mais é do que uma representação de interesses privados no desenvolvimento tecnológico de PE. Será que não é melhor a UPE produzir tecnologias para a saúde, cultura, educação e setores de grande importância para a população? Por isso defendo uma Universidade popular e democrática. Popular pelo direcionamento de suas produções para o povo e Democrática pelo acesso do povo a UPE. 

O que são os representantes do Estado nos HU's? Simplesmente o IMIP através da Secretaria de Saude de Pernambuco. Mas você acha isso pouco? Quem não se lembra dos interesses da Faculdade Maurício de Nassau em construir uma faculdade de medicina e "pegar" emprestado o HUOC, tudo isso apoiado pelo Governador? Talvez você não se lembre, esse episódio ficou conhecido como a "segunda invasão holandesa" e nós, novamente, os expulsamos. Mas eu não sou contra a FMN construir uma faculdade de medicina (precisamos de médicos), mas sou contra os interesses mercantilistas da FMN que visa o aumento dos lucros e a pouca responsabilidade com a sociedade. Também não sou contra a FMN participar das atividades em nosso hospital, mas sou contra a falta de estrutura que o HUOC não disponibiliza para nossos acadêmicos e alunos internos. Já citando os interesses do IMIP, vimos durante o acompanhamento de alguns problemas no Cisam nos últimos dois anos, como desvios, improbidade administrativas etc, algo que repercutiu na atualidade.

Talvez você ache isso chato, mas eu deixo para vocês a leitura de B. Bretch, "o analfabeto político":

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais"

PRECISAMOS DE VOCÊ NESSA LUTA, O CISAM FOI SÓ O COMEÇO.

william silva vieira, 9° período de medicina UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário