quinta-feira, 31 de maio de 2012

PT Recife: até onde vai essa descentralização?

"Agora querem tirar o direito de João da Costa de se reeleger e colocar Humberto Costa, defendendo a unidade partidária".


O prefeito João da Costa (PT) resiste. Até quase meia-noite desta quarta-feira (30) esteve reunido com seu grupo político, no escritório do secretário de Governo e Turismo, André Campos, e decidiu enfrentar a Executiva nacional petista mantendo a candidatura à reeleição. A decisão teve o apoio unânime do estafe político que sustenta seu projeto. Ao meio dia desta quinta-feira, o prefeito explicará em coletiva o que o leva a não ceder aos apelos da Executiva nacional. Bem antes, à tarde, o deputado Maurício Rands havia desistido da prévia em favor da candidatura do senador Humberto Costa.


A pressão para que João da Costa deixe a disputa – também em favor de Humberto, candidato imposto pela Executiva nacional em razão da crise no PT em Pernambuco – aumentou muito nesta quarta-feira. Ainda mais quando Rands tirou o time de campo.


Apoiado pelo secretário municipal André Campos (PT), o vice-prefeito Milton Coelho (PSB), a primeira-dama Marília Bezerra e o presidente municipal do partido, Oscar Barreto. João da Costa queria ouvir a opinião de todos se deveria recuar. Dizem que a resposta unânime foi um sonoro “não”. “O cenário hoje (quarta-feira) é de que o prefeito não abre mão. Amanhã (nesta quinta-feira) não sabemos o que pode acontecer. Mas todos nós queremos que ele continue”, afirmou André, que já havia feito a defesa, à tarde, em entrevista à Rádio JC/CBN.


O pré-candidato também teve o apoio de sua militância que vestidos com as camisas vermelhas da prévia que o prefeito João da Costa venceu, lotaram na noite dessa quarta-feira a sede da Executiva municipal do PT, em Santo Amaro, para protestar contra a intervenção da Executiva nacional. O principal alvo foi o secretário nacional de organização, Paulo Frateschi, que teve o carro cercado pelos militantes quando deixava a sede da Executiva após uma reunião com o presidente da municipal, Oscar Barreto.


João Paulo apóia Humberto Costa


Com a saída de Maurício Rands da disputa e a colocação de Humberto Costa como pré-candidato a prefeito, o deputado João Paulo – oponente histórico do senador na briga pelo controle do PT no Estado – avaliou que o partido passa por um momento histórico, com a união das “lideranças históricas” da sigla em torno de um mesmo projeto. “Estava me sentindo meio fora do ninho dentro do meu próprio partido. Meu sentimento agora é diferente. Está criado um novo marco dentro do partido, um novo ambiente”, sentenciou.


Mas quem disse que João da Costa desiste?


Veja a matéria do JC online de hoje.
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/noticia/2012/05/31/joao-da-costa-nao-desiste-da-candidatura-e-espera-homologacao-do-pt-43919.php


"O problema todo está na briga interna, ninguém leva em consideração as propostas da Frente Popular". 


Enquanto isso, a oposição se articula!


Em meio ao imbróglio criado pelo PT para definir quem será o candidato do partido nas eleições municipais, a oposição dá indícios de que começou a se articular para enfrentar o futuro candidato da situação. O deputado federal Mendonça Filho (DEM), em entrevista à Rádio Jornal, reafirmou sua pré-candidatura na disputa pela prefeitura do Recife nas eleições deste ano. 


A entrevista aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) durante o programa Super Manhã, do radialista Geraldo Freire. Para o deputado, a população recifense já está cansada da administração do PT. "Acho que 12 anos de PT são suficientes", comentou Mendonça.


Vale lembrar que para o PT isso é Democracia partidária, mas para um partido que se diz representar a classe trabalhadora está muito longe de ser democrático, isso é mais uma proposta anarquista. Muitos partidos trabalhistas na Europa centralizaram sua força como forma de ganhar unidade política, quem diga o Partido Trabalhista da Albânia, construído por Enver H. Para Lênin, a fraqueza dos movimentos ou de seus partidos está refletido na fraqueza de suas lideranças políticas. Isso é o PT.


william silva vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário