terça-feira, 3 de abril de 2012

2° Dia de Mobilização Estudantil em pró do Cisam!!

No dia 03 de abril foi realizada uma 2ª mobilização em frente ao Cisam com mais de 200 alunos, sendo eles de medicina da UPE e UFPE, enfermagem e profissionais residentes.  A concentração começou às 8hs acompanhado de um carro de som, rostos pintados com o nome “luto” e muita palavra de ordem criticando o Secretário de Saúde e o Governador.

Durante a concentração foi aberta a palavra para falar para quem quiser. Melka, estudante de enfermagem, defendeu a importância da Autonomia Financeira para UPE; Cacá, representante do SIMEPE, defendeu a importância de se opor ao projeto de gestão de saúde do Estado; Wil, presidente do DA de enfermagem, resaltando a importância de combater o Estado Mínimo; Dentre outros que falaram como Carlos Tadeu, Thiago Henrique, Elton Pedrosa etc., os quais defenderam melhorias para o Cisam.

Antes da saída aconteceu um grande abraço ao Cisam com uma “Ola” compartilhada por todos os estudantes. Durante a saída fomos para o Procape e Huoc, onde foi realizada mais um grande abraço. De lá nos direcionamos para a reitoria, ponto final de nossa manifestação.

Depois foi organizada uma reunião com o vice-reitor Rivaldo Albuquerque. Na primeira palavra foi entregue uma carta para o Vice-reitor por Elton (pres. DA medicina), Wil (pres. DA enfremagem) e Carlos Tadeu (representante da Associação Pernambucana dos Médicos Residentes- APMR). Dentre as pautas colocadas estavam melhoria da biblioteca do Cisam, investimentos para a casa de parto, autonomia financeira, concursos para profissionais de enfermagens e revalidação do currículo médico.

Em resposta a Comissão organizada, o vice-reitor defendeu uma integração dos três Hospitais Universitários (HU’s), contratação de profissionais, um modelo de gestão integrada e racionalizada, melhorias na biblioteca do Cisam, possibilidades de debates com os estudantes, profissionais residentes, sindicatos etc para uma reunião semanal do conselho (não deliberativo) dos três HU’s.Também ele colocou os entraves como a  falta de responsabilidades da gestão das faculdades em participar dos debates sobre os HU’s, Movimento Estudantis isolados, as incompetências de determinados profissionais, burocracia estatal e a dificuldade em manter as preceptorias onde muitos servidores negam essa responsabilidade.

Abaixo fotos da mobilização:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário