terça-feira, 10 de abril de 2012

Caravana da UEP: 2° dia

Nesta última terça-feira (03), começou a caravana da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), chamada de “Pé na Estrada Pela Educação”. O objetivo é rodar o estado e conhecer de perto os problemas e as soluções de cada canto de Pernambuco. O tema é, “Eu quero fazer parte desta riqueza – O papel da Universidade no desenvolvimento do Estado”.

Já nesta segunda-feira (09), a caravana da UEP foi realizada no auditório da Fensg-UPE no horário das 10 hs. A caravana foi realizada em dois turnos.

*MANHÃ

Estavam presentes, Galego (representante da SECTEC), Angelo (2° vice-pres. da UNE), William (representação do CTB), Antonieta (vice-pres. do SINTEPE), Jackson (pres. do SINPRO), Wilma (vice-pres. regional da UNE), Edilly (vice-pres. DA-ESEF) e Tauã (pres. da UEP).

DURANTE AS FALAS:

Galego falou da importância dos investimentos e direcionamento da riqueza de PE para a população; falou da importância do ME na luta, pondo como exemplo a mobilização do Cisam; destacou a falta de mão de obra especializada e a importação de profissionais como forma de crescimento e amadurecimento das já exstentes em nosso Estado.

Angelo falou da história do país nos últimos 10 anos, dos avanços na educação (ensino fundamental) como projeto principal, falta de profissionais de saúde no interior e a importância do PRONATEC.

William fez uma comparação do ME da UPE com seu tempo aos atuais e a importância de investimento e desenvolvimento do Estado.

Antonieta destacou sobre o que seja desenvolvimento, colocando a distribuição de renda como forma de garantir a igualdade social e desenvolvimento cultural, destacou a importância da UNE nas conquistas atuais e a importância de cada um na luta pelo desenvolvimento social.

Jackson comparou os cursos das faculdades privadas, colocando estas como centro educacional mercantil; papel do Estado no desenvolvimeno social; destacou a importância da regulamentação do ensino privado; falta de investimentos e prioridades na Educação enquanto o Estado garante os pagamento da divida dos banqueiros; e, produção de tecnologia e saber para o povo brasileiro.

Wilma destacou a defesa da soberania nacional, sendo a educação a prioridade; importância do ensino básico, acesso e permanência das universidades; expansão universitária com qualidade; Fundo nacional de Assistência (15% dos fundos da universidade); e, a importância dos 50% do pré-sal para Educação, afim de alcançar os 10% do PIB, como propõe o antigo PNE, já que o novo fala em 7%.

Edilly destacou as conquistas garantidas pelo ME-UPE na gratuidade de nossa universidade.

Tauã, encerrando o turno, destacou a importância do desenvolvimento de PE e sua distribuição de renda, pondo como exemplo o milagre econômico na época da ditadura, como forma não almejada de desenvolvimento econômico; contradição em IDH e desenvolvimento do Estado; A importância da assistência estudantil (tema discutir à tarde), destacando o campus saúde da UPE como prioridade.

Vejam abaixo as fotos durante o turno da manhã:















* TARDE

Após parada para o almoço, os debates foram retomados às 15hs.

Estavam na mesa, Tauã (pres. da UEP), Ninho (dep. federal do PSB-PE), Angelo (2° vice-pres. da UNE), André (sec. geral da UEP) e Itamar (prof. da Fensg e pres. da ADUPE).

Durante a tarde foi destacada a importância da assistência estudantil para a formação profissional, e não como "esmolas", para o estudante; Foram abordados os projetos de governo de assitência estudantil na câmara; foi destacada a prioridade em defender um único restaurante universitário para todos os estudantes de Pernambuco; e, foi colocado a luta da UNE nesse empenho de fortalecer os projetos de Assitência Estudantil.

Vejam abaixo as fotos da tarde:

Nenhum comentário:

Postar um comentário