quinta-feira, 26 de abril de 2012

Advertência Nacional aos Planos de Saúde


Nesta quarta-feira (25) houve uma paralisação nacional aos planos de saúde. Diante disso é importante vê o que se passa dentro dos interesses capitais dos planos de saúde.

O Sistema de Saúde Suplementar (SSS) ou Planos de Saúde, existem com a finalidade de garantir uma saúde adequada para aqueles que pagam, ou seja, sua função deveria ser unicamente social. Mas com o fortalecimento do capital privado nesses planos, sua principal função passou a ser lucrativa e mercantilista.

Dentre algumas reclamações pelos médicos estão às restrições de atendimentos para com aqueles que apresentam diversos fatores de risco, como diabetes, hipertensão, obesidade, etc, já que suas manutenções gerariam mais gastos. Interferindo assim no atendimento, seríamos os ventrílocos dos capitalistas e estaríamos contra a formação uma medicina mais humana.

Lógico, não estou aqui para afirmar que as SSS é um lixo, mas precisamos fazer ela funcionar diante da Constituição. Não estou pregando o Sistema Socialista ou Capitalista, até por que garantir uma saúde humanizada e universal é constitucional. Como ex, cito a Saúde da França, Canadá e Cuba em comparação aos EUA, como mostra o filme de Michel Moore, “Sicko”.  Enquanto que os dois primeiros são Sistemas Capitalistas o terceiro é um Sistema Socialista e todos mantém a mesma dinâmica de saúde sem precisar dos planos, já nos EUA os planos dão exemplo de funcionamento aos daqui, baseando-se nas mesmas propostas capitalistas.

Quero abordar a importância dessa luta médica contra os planos de saúde nacional. Combater os interesses privados é uma obrigação médica para quem quer valorizar a medicina. Simplesmente não queremos uma só um aumento de salário, até porque ninguém pode nos comprar. Queremos uma medicina baseada na valorização de nosso profissional através do respeito e na qualificação de atendimento aos pacientes, estes são mais do que pagadores de planos de saúde, são cidadãos brasileiros e que merece respeito independente de sua pessoa.
william silva vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário