segunda-feira, 2 de abril de 2012

A importância da luta no meio estudantil!!

O Cisam sofre hoje com as mesmas irresponsabilidades que sofreu o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o HUOC, e vejam no que resultou! Mas qual é o objetivo do estudante nessa luta?

Sendo o Cisam uma maternidade de referência em pacientes com gestação de alto risco, aumentaria nossa responsabilidade de lutar. 

Não serão as provas, trabalhos ou aulas que podem parar nossa concepção de lutar ou mudar. Em 2008 tive essa experiência em relação ao HUOC, ouve a necessidade de uma luta maior para mudar a situação de nosso hospital. E vocês acham que os problemas foram todos resolvidos? Claro que não, ultimamente o problema não é dentro de nossos hospitais, e sim, fora deles.

Cabe a nós estudantes educar quem vai entrar e quem vai sair, porque assim nunca desistiremos da transformação que queremos e sempre estaremos perpetuando essa mudança. Já dizia "che" Guevarra, Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida. Cabe a nós decidir sobre nosso futuro.

Essa luta é como qualquer outra luta de nosso cotidiano. Ela é igual ao de esperar dias por um livro ser devolvido na biblioteca, ela é igual ao nosso esforço de passar numa prova para avançar de período, enfim ela é igual a qualquer luta nossa, mas o que a diferencia das outras é o fato dela ser coletiva e as outras, individuais. Por isso essa luta é EMERGENCIAL, não podemos esperar mais um minuto pelo Cisam.

Chamo todos vocês para o ato de amanhã, abaixo está o cartaz


Para finalizar encerro com a frase de B. Bretch, "os que lutam":

"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."

william silva vieira (9M-UPE e interno do Cisam em neonatologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário