terça-feira, 13 de setembro de 2011

Crise no HUOC: Reflexão da situação.

Foi aberta uma crise na Universidade de Pernambuco, com uma possível saída do diretor do Hospital Oswaldo Cruz, Railton Bezerra de Melo. Railton revelou através de um assessor que esse processo da anulação da eleição dele tramitou e foi sentenciado em primeira instância, na primeira vara da fazenda e ainda cabe recurso. O autor do processo, Professor Reginaldo Inojosa, em conversa com o companheiro Adriano Roberto, que apurou a informação, afirmou que 'existe um estatuto e ele foi desconsiderado'.


A Universidade de Pernambuco (UPE) terá que afastar o diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o Prof. Railton Bezerra de Melo. Em processo movido pelo então vice-reitor da universidade, o professor Reginaldo Inojosa, foi pedida a anulação da eleição, que aconteceu em 20 de maio de 2010.

"Existe um estatuto e ele foi desconsiderado".

Reginaldo, que também é professor da universidade, alega que o colega não seria elegível para a diretoria do hospital por não ser professor da instituição pelo tempo mínimo exigido. o Juiz Wagner Procópio, da primeira vara da fazenda pública decidiu então anular o ato administrativo que admitiu a inscrição do Prof. Railton para concorrer ao cargo de Diretor da unidade.

O juiz alegou que Railton não se enquadra no perfil jurídico de completar a exigência estatutária, qual seja, a de um período mínimo de 12 (doze) meses de exercício, na unidade, antes do pleito eleitoral, e por isso não poderia ocupar o posto. Em parecer, sobre o mesmo processo, o Ministério Público opinou pelo afastamento das preliminares e pela procedência do pedido.


Reginaldo disse ainda que a culpa de vários desmandos que estão acontecendo na UPE é única e exclusiva do Reitor Carlos Calado e desafiou:  'o atual reitor, Carlos Calado, é um ótimo político, mas não sabe nem o que é dar aula. Para ser motorista, você tem que ter carteira de motorista. Para ser professor universitário você tem que ter um bom Currículo Lattes. Eu desafio você a analisar o currículo dele. Essa é a Universidade de Pernambuco!'

Analise o Currículo Lattes dos dois abaixo:

Reitor Carlos Calado - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
Professor Reginaldo Inojosa - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773725H8



Veja ao lado a sentença:  http://toligado.blog.br/processoupe2011.pdf

Mas em nota, ao Blog de Jamildo, o diretor do Oswaldo Cruz, Railton Bezerra, diz que fica onde está:

Em resposta ao possível afastamento do Diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o médico Railton Bezerra, a diretoria informa que o mesmo encontra-se no cargo eleito pelos servidores. Mediante a justificativa de o presente diretor não poder assumir o cargo por não cumprir o pré-requisito de ser professor da instituição, a diretoria explica que Railton Bezerra é professor da área de cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), portanto é apto a assumir a Diretoria do Hospital. Portanto, o médico encontra-se em pleno exercicio das suas funções como diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

COMENTÁRIOS:

Este não é o primeiro momento que o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) vive esse escândalo. Antes mesmo de Raílton ser oficializado, já que o mesmo era diretor provisório, o HUOC estava jogado numa imensa crise, "crise moral", onde havia suspeita de corrupção interna. Desvio de finalidade de verbas, foi a principal acusação citada ao HUOC e acatada pelo Conselho Universitário (Consun). Daí ocorreu várias manifestações contra o provável candidato de Reginaldo Inojosa, na época vice-reitor, onde pretendia se candidatar a reitoria como oposição ao atual Reitor Carlos Calado. Com a finalidade de escolher uma pessoa com o nome honrado dentro da faculdade, foi citado Raílton Bezerra e Deuzany Bezerra, como "futuros salvadores" do caos que o HUOC estava vivendo. Várias manifestações em frente ao hospital ocorreram desencadeadas pelos estudantes. Na Gestão de Raílton e Deuzany, conseguimos  ampliar os leitos, fortalecer o Unipeclin (Unidade de Pesquisa Clínica), inaugurar um espaço de pesquisa cirúrgica, dentre outros. Além disso foi inaugurado o Conselho Gestor do HUOC (Entidade responsável pela fiscalização dos atos e gerências de recursos pela direção).

Mas para dizer que eu não falei das flores, ainda falta muito a ser feita, como p ex: melhoria das canalizações do hospital, iluminação etc. Para mudar isso é preciso pressionar a direção, cobrando diretamente ou fazendo mobilizações estudantis, direito que nos cabe como cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário