sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TODOS NA LUTA: Convocatória ao estudante de medicina da UPE

A UPE tem um grande papel no desenvolvimento do Estado, sabendo dos problemas que ela vem passando, um grupo de estudantes está se articulando fazendo cobranças por mais dignidade. Nós não somos diferentes. Por isso venho convocar aos estudantes de medicina para se manifestar diante dessa situação e colocarmos nossos problemas para serem solucionados. Entre esses problemas encontra-se:
·         Professores com qualidade e eficiência existem dentro da nossa faculdade. O que adianta ter professores com esse nível, mas não ter essa existência em sala de aula?...Vamos cobrar medidas de incentivo, e não punição, da UPE para o professor.
·         Estruturação dos espaços e melhoria dos materiais de estudos no ciclo básico. Todos sabem o quanto são decadentes nosso equipamento e nossa estrutura de ensino. Mas, para reconhecer que está errado e querer mudar, é preciso cobrar de nossos gestores.
·         Um Restaurante Universitário (RU) e uma Casa do Estudante (CE) passam a ser obrigação e dever do Estado garantir ao estudante alimentação e moradia numa universidade pública, principalmente àqueles que vieram do interior e os estudantes carentes. O primeiro por  ter que pagar aluguel, em sua maioria, e o segundo por ter dificuldades de se manter na faculdade.
·         Melhoria dos Hospitais Universitários. Hoje se sabe que nossos hospitais ainda não atendem a toda essa demanda estudantil. Falta de materiais para o assistencialismo e estudos passam a ser rotinas em nossos hospitais. Enquanto isso a reitoria junto com o Estado opta pelas parceiras privadas, ameaçando a liberdade estudantil diante da idéia de lucro. Vale colocar a situação da infra-estrutura do hospital como os alagamentos, estacionamentos etc.
·         Mais participação da FCM nos hospitais que estão sendo construídos pelo Estado. Nos últimos anos a saúde de Pernambuco vem melhorando. Mas essa melhoria está se dando pelos recursos do IMIP. Para intervier dentro do Estado é preciso cobrar internamente em nossa instituição de ensino. Não quero barrar as redes privadas de terem acesso a esses hospitais, até porque elas têm um papel estratégico para o Estado. Mas quero colocar que a intervenção da UPE é de fundamental importância para garantir nossos direitos e a representatividade do Estado diante desse quadro de privatização dos hospitais públicos.
Diante desse quadro, o que você espera da UPE daqui para frente?...Para poder modificar essa situação não basta sonhar, é preciso acreditar que ela vai ser transformada e lutar para transformá-las, isso não significar escandalizar o movimento, pois as manifestações têm que ser feitas de formas convictas. Para transformar é preciso participar dos espaços políticos sentando e conversando com nossos gestores, caso não garanta os resultados esperados, a manifestação passa a ser uma segunda opção. Por isso chamo vocês para participar ou apoiar a todos os estudantes que estão acampando na reitoria da UPE. Isso poderá fazer de nós protagonistas de uma nova história para o desenvolvimento do Estado.

 William silva vieira (8° período FCM-UPE e coord. do mov. Transformar o Sonho Em Realidade - FCM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário