sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC): Prós e Contras da Atual Gestão.

Fundado em 23 de novembro de 1884, cuja finalidade inicial era o tratamento de doenças infecciosas, e localizada em Recife no bairro de Santo Amaro, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) acolhe a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Faculdade Nossa Senhora das Graças (FENSG), a Escola Superior de Educação Física (ESEF), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), apesar desta não se encontrar no Campus Santo Amaro.

Como qualquer hospital universitário, o HUOC se sustenta no seguinte tripé: Pesquisa, Ensino e Assistencialismo. O HUOC vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento do Estado. No entanto, tem se observado imensas crises nesses últimos tempos. De um lado acusações de corrupção e do outro, fraude no processo eleitoral. Embaixo vamos abordar alguns prós e contras dessa gestão.




Pontos Positivos:


Ampliação dos leitos: Com a ampliação dos leitos os estudantes passam a ter mais espaços de estudo, sempre respeitando a imagem e autonomia do paciente. Já o paciente passa a ser acompanhado diariamente com o estudante e seu preceptor.

 Fortalecimento da Unipeclin (Unidade de Pesquisa Clínica): O estudo em tratamentos clínicos (medicamentosos e não-medicamentosos) faz dessa unidade uma importante fonte de aplicação de conhecimentos científicos com foco no desenvolvimento da saúde e sustentabilidade do Estado garantido um fortalecimento assistencialista.

 Inauguração de um espaço de pesquisa cirúrgica: As cirurgias passam a ter importância quando o tratamento medicamentoso é limitante de alguma doença. Investir em pesquisa cirúrgica, igual ao citado acima, garante mais dignidade para a população, já que algumas vezes as doenças é um fator limitante social.


Inauguração do Conselho Gestor do HUOC: O Conselho Gestor é uma entidade responsável pela fiscalização dos atos e gerências de recursos pela direção. À medida que se fiscaliza as ações de um diretor, permitiria uma transparência de sua administração com bons resultados para a comunidade do hospital.

Garantia à comunidade evangélica seu direito de culto: Como nós sabemos, o direito de culto é um direito garantido por lei e respeitado por todos. Há um ano e três meses, a comunidade evangélica tem conquistado seu espaço no hospital.

 Melhoria da biblioteca: Aumento de livros e compras de computadores foram mais uma vantagem conquistada pela atual direção do hospital.

Mais participação estudantil nos espaços políticos: A Ocupação estudantil nesses espaços proporcionou uma maior participação destes no desenvolvimento do hospital.



Pontos Negativos:


Melhoria das canalizações do hospital: Um reflexo disso são as inundações que ocorrem dentro do hospital por acúmulo de água em locais de passagem.


Falta de iluminação: Isto tem possibilitado uma falta de segurança durante a noite, principalmente para aqueles que saem tarde e que tem veículo.


Falta de acessibilidade estudantil: Alguns dos ambientes inaugurados têm distanciado o acadêmico de seu espaço de estudo, só garantindo acesso aos médicos e pacientes.


Influência de determinadas empresas privadas: Como está se tornando moda setores públicos entregarem parte de seus direitos às empresas privadas, com o HUOC não está sendo diferente. Isso tem possibilitado uma maior modificação na relação médico-paciente e uma prática acadêmica deficiente pelo espaço restrito proporcionado pelas concessionárias “sem fins lucrativos”.


Falta de fiscalização sanitária: Sujeiras, infestações de gatos etc, são reflexo dessa falta de atenção e cuidado por parte da diretoria com o nosso hospital.


Falta de um ambiente arborizado: A Agenda 21, assinada no Rio de Janeiro em 1992, é um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.


Falta de um estacionamento adequado: Carros estacionados em locais proibidos e em meios a passagens de pedestres é atualmente uma realidade absurda.
                                                                     
                                                    William silva vieira, 8º período de medicina-UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário