quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hospital da Restauração assina convênio com órgão da OMS para neurocirurgia


Pelo menos nossos motoqueiros não estão morrendo em vão.

A cerimônia de abertura do “14th Interim Meeting of the World Federation of Neurosurgical Societies” (WFNS - órgão ligado a OMS em Genebra) e do “15º Congresso de Atualização da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia”, promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, contou com a participação do Governador Eduardo Campos e do vice João Lira Neto, além do secretário de saúde Antônio Figueira e do secretário de Governo, Maurício Rands.

Mais de 80 países, representados através de mais de 1.100 médicos neurocirurgiões que participam do evento, assistiram, ontem à noite, no Summerville Beach Resort Hotel, em Porto de Galinhas (PE), a assinatura e oficialização do convênio entre o Governo de Pernambuco e a WFNS, o que torna o Hospital da Restauração referência do setor no mundo.

“O Brasil já é o terceiro centro de neurocirurgia do mundo. Ver o trabalho do Serviço Único de Saúde (SUS) sendo reconhecido pelo seu trabalho por um órgão internacional é muito importante”, enfatiza o Governador Eduardo Campos.

No início da reunião, Almir Rouche cantou o Hino Nacional do Brasil. Em seguida, Dr. Hildo Azevedo, Presidente da Comissão Organizadora dos dois congressos e primeiro latino americano a fazer parte da organização nesses 55 anos de atuação do evento, por sua vez, durante discurso, falou da importância de trazer o evento para Pernambuco e agradeceu a presença dos especialistas.

Peter Black, Presidente da WFNS, disse que era com satisfação que trazia o evento para o Brasil mais uma vez (o encontro já aconteceu em São Paulo, no ano de 1977) e para finalizar a cerimônia, Almir Rouche cantou o Hino de Pernambuco.

O evento, que sempre acontece na língua inglesa e envolve 115 países, é o mais importante do mundo para a Neurocirurgia. Segundo o Dr. Hildo, existem cerca de 40.000 neurocirurgiões no mundo.

NEUROCIRURGIA NO BRASIL – O país é um dos principais centros de neurocirurgia do planeta, ocupando, no ranking, o lugar da 3ª sociedade mais importante do tema no mundo. Por este motivo, é o primeiro encontro em Neurocirurgia mundial do Norte-nordeste, transformando Pernambuco na capital da especialidade no ano de 2011.

PERNAMBUCO – O Hospital da Restauração, referência no assunto, é o primeiro hospital a operar em Neurocirurgia do Brasil, tem a melhor UTI de Pernambuco e o maior número de leitos da América do Sul na especialidade. Tornou-se um centro internacional de treinamento em neurocirurgia para a América Latina. O investimento no setor ajudou o HR a saltar de 1.500 cirurgias para 2.500 por ano, e tem como uma das metas principais, alcançar a casa de 3.000 operações.

“O serviço público pode ser melhorado. Tenho muitos planos e esse encontro em Pernambuco vai ajudar a melhorar ainda mais o serviço no estado. O congresso vai sedimentar nossa posição, colaborando no investimento de novos gestores. O projeto, que começou há 35 anos, hoje é uma realidade”, ressalta Dr. Hildo, quando fala da importância do evento para o estado, não só do ponto de vista científico, como também da perspectiva político-administrativa e turística.

Dr. Hildo Azevedo, também Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital da Restauração, tem como objetivo, preparar neurocirurgiões para atuar em países como Guiné-Bissau, Porto Príncipe (Haiti), Cabo Verde e Timor-Leste, contribuindo para desenvolvimento desses povos. Entre os demais projetos do mais importante centro médico em Neurocirurgia do estado, está o de fornecer materiais da especialidade para algumas nações da África – continente que não tem Neurocirurgiões em 12 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário