domingo, 2 de outubro de 2011

02 de Outubro - Dia Internacional da Não-Violência

Sabendo da importância desse dia, resolvi escrever um texto onde eu possa pensar sobre essa data “comemorativa”, que tem tudo a haver com a falta de combatividade de nossas autoridades em diminuir a desigualdade social. Devemos combater essa violência todos os dias, não pela violência, mas pela cobrança de nossos políticos.
A violência é um resultado da desigualdade social, onde o desejo de se construir fica limitado a apenas a quem tem dinheiro. O Capitalismo tem muito a CONTRIBUIR COM ISSO. A busca pela moda que a mídia passa e o status que o dinheiro pode garantir, tem se tornado um intensificador dessa violência. Também não se pode esquecer que a violência é rotulada para “pobre” e “negro”, sendo a própria polícia e os grupos de milícias um dos responsáveis pela violência dessa população.
“Nem da espada viverá o homem”, dizia Cristo a Pedro. Combater a violência pela violência não passa a ser ideal, pois não melhora o problema de forma generalizada e intensifica o próprio processo de agressão no meio onde se vive.
Nossas autoridades, nada fazem para a diminuição da desigualdade. A opção que se vem fazendo é investir na saúde, mas isso só resolve as conseqüências e não as causas. Também está se optando pelo investimento na segurança pública, mas, a sua falta de preparação só repercutem no aumento da violência. A solução é o investimento na educação, pois à medida que se conscientiza, observa-se uma aguçada autocrítica.
Acredito que a melhor forma de combater a violência é investir na educação. Mas a escolha de um dia para combater determinados paradigmas sociais, não deve ser levada em consideração por aquele que crê que a mudança deve ser diária e não anual.

                         william silva vieira, 8º período de medicina-UPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário