terça-feira, 11 de outubro de 2011

Abertura da Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.

A Conferencia realizada nesse domingo contou com a participação do ministro da Saúde Alexandre Padilha, do secretário Estadual de Saúde Antônio Figueira, do senador Humberto Costa (PT) e do deputado estadual Luciano Siqueira(PC do B), além de outras entidades importantes para o movimento e políticas. Mais de mil pessoas marcaram presença no Centro de Convenções, em Olinda, para assistir a abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde. O evento ainda contou com uma palestra do senador Humberto Costa, que abordou o tema Todos usam o SUS! O SUS na seguridade social – política pública patrimônio do povo brasileiro.

O centro de convenções foi tomado por protestos. Os trabalhadores e os usuários não pararam de protestar. Faixas denunciando a comercialização da saúde pernambucana foram postas em tudo quanto é espaço. Quando começou houve logo uma crítica ao jogo político que está fazendo com a saúde por parte do palestrante. Logo após os palestrantes começaram a falar da história dos homenageados. Nesse momento Deus estava se tornando argumento de salvação para os homenageados. A primeira vaia surgiu, quando o conselheiro estadual, René, começou a elogiar as UPAs afirmando que elas têm melhorado a vida dos usuários e a vida dos trabalhadores.

Quando o secretário Antonio Carlos Figueira começou a falar, suas palavras foram intercaladas pelas vaias. O Secretário disse, “Hoje é um momento muito importante, pois teremos a oportunidade de discutir diretrizes para o Sistema Único de Saúde, que é a nossa principal bandeira. É a luta que todos que estão aqui travam, sejam usuário, trabalhador ou gestor. O SUS é o patrimônio mais importante do povo brasileiro. Todos utilizam o SUS, seja na assistência à saúde, no transplante de órgão ou na vigilância sanitária”.

O evento realizou uma homenagem a dois brasileiros que lutaram pela saúde do povo, a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010, após um violento terremoto no Haiti e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora. Familiares dos dois receberam dos conselheiros de saúde troféu em memória aos serviços prestados.

Ainda na cerimônia de abertura do evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também vaiado por ter pedido respeito ao secretário Antônio Figueira e ter discutido com um militante partidário, anunciou investimentos de mais de R$ 77 milhões em três hospitais pernambucanos: Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata; Hospital Pelópidas Silveira, no Recife; e Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares.

“Esses investimentos fazem parte dos investimentos do Ministério no Programa Saúde Toda Hora e na Rede Cegonha, visando a melhoria da assistência à saúde da população”, informou o ministro, que aproveitou para falar sobre novidades no Conselho Nacional de Saúde. “Estamos querendo trazer o Conselho para mais perto da população, por isso, estamos trabalhando a idéia de realizar reuniões regionais, para que os conselheiros possam conhecer a realidade de cada estado”, completou.

Em sua apresentação, o senador Humberto Costa fez um retrospecto do trajeto das lutas e conquistas do SUS. Atribui às conquistas, a luta árdua dos pernambucanos ressaltando a importância do controle social para que as mudanças aconteçam. Lembrou ainda da sua luta, quando então ministro da saúde, para trazer a fábrica de hemoderivados para o Estado e sua importância para o país.

Pessoas como Érica (Presidente do DA-Univasf), Thiago "Gaucho" Henrique( Residente de saude coletiva-UFPE), Luiza (3° período de medicina da UFPE e DAMUC), Samara (1° período de medicina da UFPE), william "eu" (8° período de medicina-UPE), Wandson Padilha (DA- Univasf e Regional da DENEM), Aristoteles "Ari" (residente-petrolina), Flavio (residente-petrolina) e nicole (residente-UFPE) estavam presente para representar a massa trabalhadora médica-residente e os estudantes de medicina do Estado, além de serem também usuários do SUS.

                       William silva vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário