terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Que Aconteceu Com Pinócchio Após A Morte De Gepeto?

Pinócchio era um boneco de madeira feito por Gepeto. A história o coloca como um boneco imortal. Mas o que aconteceria com ele, se seu único parente querido fosse morto? Essa reflexão passaria despercebido para aqueles que ainda sonham com a imortalidade.

A imortalidade por muitos é buscada através da crença religiosa. Segundo a fé cristã, Jesus foi o único a vencer a morte. A morte vem sempre antecedida por um sinal, segundo os místicos. Para alguns povos antigos, a imortalidade era alcançada através das batalhas. Quem não batalhasse, viveria velho e doente até a morte. Mas a imortalidade tem um problema. É difícil acompanhar a morte da pessoa que você mais gosta. Está sempre vivo para vê o término da vida das pessoas que você mais ama, passaria a ser uma condenação.

Muitos poetas também se preocuparam com a morte, segundo o poeta F. Pessoa.
A morte chega cedo,
Pois breve é toda vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida.

O amor foi começado,
O ideal não acabou,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.

E tudo isto a morte
Risca por não estar certo
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto

A história de Pinócchio é interessante do ponto de vista filosófico. Referenciar sua imortalidade com a possibilidade de perder seu querido ente, nos mostraria a ambigüidade da vida. Segundo Oscar Wilde, "viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".

                                    William silva vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário