terça-feira, 11 de outubro de 2011

12 de outubro: dia da Educação


 

Muitos se lembram do dia 12, como o dia das crianças, mas poucos se lembram desse dia, como o dia da Educação. Educação que está relacionada com o desenvolvimento social e cultural de nossas crianças. Vários projetos já foram enviados ao congresso, como o aumento do PIB e o turno integral para a melhoria da educação.  

O Art. 205 de nossa constituição, afirma que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A importância da Educação já era vista por Platão em seu livro, a República, quando ele colocava que se tem que ensinar desde o infantil, através das creches, até o nível avançado, onde o indivíduo poderia seguir carreira política (o perigo desta última é prática da demagogia).

Para destacar o aumento do PIB na educação, basta escutar as palavras do ministro da Educação, Fernando Haddad, onde ele diz que o investimento público em educação deverá ficar entre 7% e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos dez anos e a fatia desse Orçamento destinada ao setor será definida no Plano Nacional de Educação válido até 2020, que tramita na Câmara dos Deputados. Ele também complementou que os investimentos não serão maiores que 10%, nem menores que 7%. O ministro destacou ainda que, atualmente, o Brasil investe o percentual equivalente a media dos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as nações mais industrializadas da economia de mercado, como a França, o Japão e a Alemanha. Ele defendeu, no entanto, que esses investimentos aumentem para reduzir a “dívida educacional” brasileira. Os investimentos hoje em Educação no Brasil é menos que 7% do PIB.

O turno integral não garante uma educação de qualidade por si só, mas pode garantir um avanço nas mudanças das estruturas educacionais, como p. ex, a valorização do professor. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está sendo avaliado no senado, segundo o ministro, terá que oferecido segundo turno com outras perspectivas de desenvolvimento cognitivo, onde se aprofunde a matriz curricular no primeiro turno e um segundo turno que abra possibilidade de conteúdos profissionalizantes, de cultura, inclusão digital, entre outros. O projeto já existe em caráter experimental em 600 escolas. Não se tem uma idéia de como será a carga horária mínima, onde a maioria dos educadores e gestores prefere que se aumentem a carga horária diária e não o aumento do número de dias letivos. Essa mudança só será definida após opinião de todas as entidades convidadas pelo MEC sobre o assunto. Para não prejudicar o horário noturno a solução que está sendo encontrada é o cumprimento de 20% da carga horária em atividades semipresenciais à distância, já que há dificuldade de se organizar para oferecer cinco horas de aula nesse turno.

Sabemos que a Educação é mais do que isso. Educar está relacionado ao processo de ensino e aprendizagem. Muitos dos problemas sociais existentes estão relacionados com a sua falta de qualidade. Mas se uma atitude não for tomada pelo governo, então estaríamos vivenciando o Brasil da 1ª República, onde para se ter educação de qualidade deveria pagar por ela. 

                                   william silva vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário