sábado, 15 de outubro de 2011

15 de Outubro, Dia do Professor: Para Que Comemorar?

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão. o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, sendo responsáveis pela formação de outros profissionais.

15 de outubro é comemorado no Brasil o dia do Professor. No entanto, um dia só não é o bastante para pensar a situação do professor no Brasil. Condições precárias de trabalho e baixa remuneração profissional tornam situações lamentáveis para um profissional que tem a responsabilidade de formar cidadãos.

A condição de trabalho do professor hoje é precária. Insegurança e estrutura tradicional de trabalho remetem nosso “mestre” a uma situação deplorável. Quadros de giz, janelas/ portas quebradas e falta de ventilação, tudo isso ameaça a integridade física e psicológia do profissional. Nessas situações, ocorrem distanciamentos do ensino público, dando-se prioridade ao ensino privado. Nas condições de trabalho podem ser levados em consideração o assédio profissional, vitimados por muitos estudantes e diretores.

A baixa renda é um dos problemas sociais não só dos professores como de outros profissionais da rede pública. A remuneração é vista em lei como a situação onde a pessoa possa garantir a sua alimentação, transporte e moradia. Leva-se quatro anos, no mínimo, para formar um educador. Em alguns Estados paga-se 800,00 R$ a um professor em outros, 1.500,00 R$. Também temos que observar a concentrações desses profissionais na capital e no Sul-Sudeste. Mas, não é o salário que definirá o profissional e sim sua forma de preparar o estudante para os enfrentamentos sociaisda realidade.

Educar não é só ensinar, é também aprender, envolvendo-se com o estudante. É também socializar e culturalizar o cidadão. Desejar um feliz dia dos professores é hipocrisia e esquecer de seus problemas enfrentados em sala de aula e fazer ele acreditar que a sociedade o reconhece nesse dia, mas rejeitando sua luta diante dessas situações por uma educação de qualidade e garantindo seus direitos de educador. Por isso não basta só apoiar a luta, é preciso se envolver no processo de transformação.

                            william silva vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário