terça-feira, 25 de outubro de 2011

ENEM: Ferramenta Avaliativa.

Neste último domingo milhões de estudantes foram fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O ENEM tem representado uma ferramenta importante de comparações entre as escolas públicas e privadas. Além de fornecer um meio rápido de entrada na Universidade.

Como avaliador das escolas, o ENEM tem se tornado principal fonte estratégica de correção de falhas escolares para o Estado, principalmente as públicas. Estados com mais deficiências sociais são os que mais apresentam notas baixas no exame, constituindo os principais lócus de investimento educacional. Mas isso pode mostrar erro ao passo que as escolas fazem aulas extras com a intenção de melhorar as notas.

Muitos querem ingressar logo cedo no mercado de trabalho. O ENEM vem se tornando referencia entre os vestibulares com a praticidade de suas provas, onde seus quesitos cobram situações do dia-dia. Além disso, a unificação dos vestibulares de algumas universidades federais pelo ENEM somado ao PROUNI torna-o mais concorrido com o passar dos tempos. No entanto, fraudes nas suas provas têm se tornado rotina.

Diante disso, O ENEM mostra ser uma ferramenta mais ou menos adequada. As pessoas têm que ter reconhecer no exame uma forma de se avaliar, e não de se aprovar, constituindo as principais razões das fraudes. Já as deficiências educacionais não localizadas, mas previstas, cabe a direção da escola e ao Estado fiscalizar o desempenho de seus alunos diante de uma prova avaliativa.

             William silva vieira

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