terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de Outubro: Dia da Democracia,O Que É Isso?

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Num processo de Abertura Democrática tem que haver uma divulgação daquilo que está acontecendo. Para isso é necessário contar com a mídia. No entanto, pela defesa de interesses privados, a mídia vem tomando um caminho antidemocrático.

A Wikileaks é um dos símbolos de Democracia no mundo. Sua importância pode ser percebida pelas transparências de informações que ela divulgava. Não é a toa que já o chamavam de uma nova forma de fazer notícias. No entanto, a Wikileaks vem apresentando um déficit financeiro perdendo assim um grande parceiro por uma democracia adequada. Segundo ela, o Bank of America, Visa, MasterCard, PayPal e Western Union dificultaram seu acesso a fontes de financiamento o que se chamou de “bloqueio arbitrário e ilegal” onde destruiu 95% de sua receita custando bilhões de euros pela perda de doações durante um período de 11 meses.
Reconhecendo que nossa Democracia está pautada apenas no voto, a reforma política visa fortalecê-la através da participação popular. Também caberá na reforma, a defesa pela diminuição da desigualdade social, onde os partidos têm que ter 30% de seus candidatos constituídos por negros, homossexuais etc. Caberá ao Estado o financiamento de seus candidatos, o que proporcionará igualdade de campanha.
Mas uma dúvida fica, Será que a reforma irá garantir uma Democracia mais consistente, baseada na participação popular? Será que os candidatos defendendo interesses privados, irão apoiar essa reforma? Essas e outras perguntas ainda não poderão ser respondidas agora, mas poderão ser previstas.
                 
                            William silva vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário