quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reforma Curricular: Eis aí um Novo Internato!

A reforma do internato vem com um propósito muito bom de mudança. Dentre as quais destacam a ocupação estudantil em novos serviços e a utilização dos serviços duas vezes durante o internato. Todavia, a reforma não respeitou o período de férias.
Antes o internato era organizado da seguinte maneira, você cumpria três meses de Gineco-obstetrícia (GO), Pediatria, Clínica, Cirurgia, Medicina Preventiva, Emergência e Opcional. Atualmente você cumpre GO, Pediatria, MedPrev, Clínica, Cirurgia e Emergência durante o primeiro ano com o período de dois meses, já no segundo mês você cumpre GO, Pediatria, MedPrev, Clínica, Cirurgia e Opcional, todos com um período de dois meses, menos MedPrev e Opcional que é um mês (obs: o Opcional só existirá até a turma 91, a partir da turma 92 haverá um acréscimo de um mês em MedPrev). A reforma vinha sido discutida e planejada desde 2009 com o propósito de iniciar no ano de 2011, mas por causa da eleição de diretor no ano passado, ela foi revogada para iniciar no ano de 2012. Essa discussão vinha sendo feita através de uma Comissão de Internato (ComInt) composta por um representante do DA, um professor de cada área(GO, Pediatria etc), coord. de Internato, coord. De curso e coord. De graduação, todos com direito a um voto apenas, ou seja, totalmente desproporcional o n° de votos. Enquanto somos 900 com direito a um voto, os professores são 150 com direito a três votos de coordenadores mais cinco votos de professores de cada área obrigatória.
Novos hospitais vêm sendo construídos com o intuito da melhoria populacional e a saúde está acompanhando um momento nunca visto antes em nosso Estado. No entanto, a FCM não vinha participando do processo de desenvolvimento social através da ocupação desses novos hospitais. A reforma pode garantir para nossa instituição uma participação mais efetiva nesse processo de desenvolvimento. Ocupar os espaços que são do povo com o intuito de melhorar sua saúde, tanto no âmbito social como físico garante ao estudante uma nova forma de desenvolver seus conhecimentos, visto que a prática garante uma sensibilidade experimental. Apesar disso, devemos ter a noção da existência e dos limites impostos pelas Organizações de Saúde (OS) dentro desses hospitais e também de nossas cobranças como estudantes.
No currículo antigo, o estudante só passaria uma vez de sua área no internato. Essa nova mudança propôs ao estudante que ele passe durante duas vezes pela mesma área, mas em serviços diferentes. Durante o primeiro ano o estudante passa a ter a experiência inicial daquele serviço, garantindo uma forma adequada de aprendizagem, já no segundo ano ele pode fortalecer seus conhecimentos através de uma nova passagem, o que ocasionaria um novo impacto para seu aprendizado. A aprendizagem torna-se mais eficaz por um aumento e uma melhor distribuição do tempo e espaço durante o internato.
No entanto, as férias não existirão diante dessa reforma. Abrir mão de um mês pode não parecer problema para alguns, mas para outros parecem um grande problema, já que muitos passam a visitar suas famílias durante esse período. Férias é obrigatório para qualquer um. A CLT define férias como um período de descanso para cada trabalhador recuperar sua energia. Já para o estudante, férias é mais do que isso. É planejar o futuro e é gastar sua energia com outras coisas, como p. ex, participar de congressos, de pesquisas ou extensão. O estudante não faz parte de nenhuma classe social (baixa, alta etc), simplesmente o que os diferencia é o “bolso do pai”, a classe onde o estudante é colocado é a intelectual. Entender que os estudantes precisam de férias é respeitá-los como cidadãos e levá-los a um novo estímulo para a produção de conhecimento, melhorando o sistema social vigente no Brasil.
                    William silva vieira

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